“Roll the dice”

If you’re going to try, go all the way. Otherwise don’t even start. This could mean losing girlfriends, wives, relatives, jobs. And maybe your mind.

It could mean not eating for three or four days. It could mean freezing on a park bench. It could mean jail. It could mean derision.

It could mean mockery, isolation. Isolation is the gift. All the others are a test of your endurance. Of  how much you really want to do it.

And you‘ll do it, despite rejection in the worst odds. And it will be better than anything else you can imagine. If you‘re going to try, go all the way. There is no other feeling like that. You will be alone with the gods. And the nights will flame with fire. You will ride life straight to perfect laughter. It’s the only good fight there is.

Charles Bukowski – “Roll the dice” – What Matters Most Is How Well You Walk Through the Fire

 

*** Este texto sempre mexe muito comigo. É forte, verdadeiro. Pressupõe coragem, desprendimento. Espero que gostem! Tentei traduzir… não reparem nos erros, ok?!

 

Se você vai tentar, vá até o final. Caso contrário, nem comece. Isto pode significar  perder namoradas , esposas, parentes, empregos. E, talvez, até sua cabeça.

Isso pode significar não comer por três ou quatro dias. Pode significar congelar de frio sobre um banco do parque. Pode significar prisão. Pode significar escárnio, desprezo, desdém.

Isso pode significar zombaria, isolamento. Isolamento é um grande presente, uma bênção. Todos os outros são um teste à sua resistência. Do quanto você realmente deseja fazer isso.

E você vai fazer isso, apesar da rejeição na pior das probabilidades. E será melhor do que qualquer outra coisa que você possa imaginar. Se você vai tentar, vá até o final. Não há outro sentimento como esse. Você ficará sozinho com os deuses. E as noites serão chama com o fogo. Você guiará sua vida direto para o riso perfeito. É a única briga boa que existe.

 

44 Respostas

  1. I guess that if u had not done the translation, the text doesn’t lose it’s essence in some way … we try to understand (it’s a fact!!!). Moreover, english `ll always want to let the real feelings and sensations of a Brazilian! ahahaha (please correct me if I’m wrong) ;)

    Anyway… feet on the ground but heart in the clouds! ever! always!

    If you‘re going to try, go all the way. – That’s all!!!

    12/08/2009 às 10:33

    • Menina Misteriosa

      Mary,
      Fiquei na dúvida entre traduzir ou não… mas a intenção foi boa! ;)
      Sim… tentar manter os pés no chão, né? Porque como você disse, às vezes, ficamos totalmente nas nuvens, bem alto, andando na corda bamba… e é muito bom!!!!
      Beijos

      12/08/2009 às 10:42

  2. Oi Menina!!

    Nossa, eu estava conversando ontem com um amigo meu sobre isso!!

    Ele anda com várias dúvidas, várias tentações, e sempre comenta comigo seus pensamentos… E eu disse que só poderia aconselhá-lo a fazer o que eu sempre faço, não saberia dar outro conselho: eu funciono na base do “8 ou 80”. Se é pra eu fazer algo, eu mergulho de cabeça, fundo! Não sei ficar em cima do muro… sempre decido por um lado. Se foi o lado certo ou errado, descobrirei logo após. Mas prefiro correr o risco de errar, a ficar eternamente na dúvida pensando “E se…?”. Ou se eu achar que não vale a pena tentar aquilo, sigo outro caminho e esqueço de vez. Ponto.
    Sim, já escolhi o lado errado várias vezes… mas que bom que a vida é um caminho com tantas bifurcações, que fatalmente se você erra aqui, lá na frente acaba acertando vez ou outra… rs.

    Adorei esse texto também!

    Beijooosss, moça!

    12/08/2009 às 11:07

    • Menina Misteriosa

      Sweet,
      Também funciono assim… e, ultimamente, 80 tem me atraído mais… ;)
      Penso como você, fico até impressionada… às vezes, quando você fala, me vejo em tudo… parece que sou eu!
      Quanto ao lado errado… ah, tenho uma forte tendência a escolhê-lo… risos… mas, pelo menos, me divirto!
      Beijos, linda!

      12/08/2009 às 11:30

  3. Mexe com a gente por que é sincero e as pessoas não entendem essa face do Bukowski, ficam tão “chocadas” com o que vem na frente que são incapazes de perceber a humanidade que seus textos contém.
    Um abraço moça.

    12/08/2009 às 11:31

    • Menina Misteriosa

      Sim, é isso mesmo!
      Gostei de te ver por aqui… volte mais vezes, viu?
      Beijos

      12/08/2009 às 12:02

  4. Se você vai tentar, vá até o final. Caso contrário, nem comece(…)Você guiará sua vida direto para o riso perfeito. É a única briga boa que existe.”

    PERFEITO.

    também adoro teu canto querida.
    acho inclusive mais legal que o meu.haha

    Beijo grande!!

    12/08/2009 às 13:24

    • Menina Misteriosa

      Que bom, Luna… fico feliz em saber! Até porque gosto muito quando você vem me visitar!
      E fiquei super lisonjeada agora… mas tenho que te contar um segredo: prefiro o seu, acho tão lindinho!!!! :)
      Beijos!

      12/08/2009 às 16:39

  5. Oláá!! Obrigado pelas palavras. Em relação ao “ir” do seu texto…Um exemplo legal é do jovem norte americano. Cristopher McCandless, do filme Into the wild (maravilhoso por sinal), que largou tudo…carreira, dinheiro, família e foi…. Foi parar no Alaska! Só. Atitude corajosa.

    Apareça sempre viu?

    bjs!

    12/08/2009 às 13:49

    • Menina Misteriosa

      Boa lembrança! Este filme é sensacional… baseado numa história verídica… ao largar tudo, ele se sentiu mais livre… aventura, coragem e desprendimento!
      Pode deixar, vou te visitar sim!
      E quero te ver sempre por aqui, tá?
      Beijos

      12/08/2009 às 16:47

  6. .Intense.

    “If you’re going to try, go all the way. Otherwise don’t even start.” Charles Bukowski

    wow! acabei de indicar o link no Twitter…q coisa maravilhosa esse texto. Li primeiro em inglês, sem imaginar que fizestes a tradução e, sim, é bem isso mesmo. Acredito que pra mim, intensidade pura, talvez o mundo fosse mais fácil se todos pudessem começar só se fosse até o fim…mas, confesso: faço isso e levo uns bons tombos… hauhauhauha

    ;*

    ps.: agora que vi que vc responde os coments nos coments mesmo…mas não tenho hábito de retornar pra ver…se vc responder, me avisa no twit? ;)

    ;*

    12/08/2009 às 15:53

    • Menina Misteriosa

      Intense,
      Concordo. E também tenho uma confissão: eu levo muitos tombos e dos feios! Por isso, sou cheia de cicatrizes (como as que você descreveu no seu texto – “Esquelos no armário”)… mas cada uma delas me traz lembranças tão boas… por isso, ainda acho que vale a pena!
      Beijos

      12/08/2009 às 16:56

  7. Mel

    Ai lindo o texto, em fases confusas como essa é tudo o que eu preciso ouvir; me manter no caminho que estou mesmo sofrendo não desistir antes do fim.
    Bjs

    12/08/2009 às 16:15

    • Menina Misteriosa

      Mel,
      Quando li, pensei justamente nisso… na dúvida, leio de novo e me mantenho firme!
      Força aí, viu?
      Beijos

      12/08/2009 às 17:02

  8. A-DO-REI !!!

    “Isolamento é um grande presente, uma bênção.”

    Meu lema, minha verdade, minha bandeira. O texto todo é ótimo, mas essa parte vale ouro, moça.

    Beijos, boa quinta pra ti, cheia de perspectivas animadoras. ;)

    ℓυηα

    13/08/2009 às 00:48

    • Menina Misteriosa

      Ôba!
      Luna, antes eu não pensava assim. Hoje, sinto falta. Preciso, às vezes, me isolar um pouco… vivendo e aprendendo, né?
      Obrigada, vai ser… pra nós duas! Bom finalzinho de semana pra você!
      Beijos
      P.S.: Adorei o blog novo! :)

      13/08/2009 às 13:49

  9. Literatura pesada e complexa, grande Bukowski!
    E falando em isolamento, lembro que o McCandless, no fim de sua vida, percebeu que (pra ele) “A felicidade só é verdadeira quando é compartilhada.”

    Fiquei bem contente pela sua visita pelos meus rabiscos…

    Beijos

    13/08/2009 às 15:20

    • Menina Misteriosa

      Hum… refletir sobre este seu comentário daria quase um outro post… risos…
      Resumindo, acho sim que a felicidade pode e deve ser compartilhada. Mas aprendi que para que consigamos compartilhar precisamos estar bem com a gente mesmo. Nos entender. E nos respeitar antes de tudo. Por isso, acho que o isolamento faz bem de vez em quando. Precisamos nos encontrar primeiro, descobrir o que sentimos e queremos para, depois, compartilhar de verdade! (e não só a felicidade, mas vários sentimentos…)
      Também gosto muito de te ter aqui!!!!
      Beijos

      14/08/2009 às 11:08

  10. Eric R.

    Essa capacidade de transformar o dia a dia em poesia, de pegar as bebedeiras triviais, as angústias adolescentes e transforma-las em arte é a mágica de Bukowski.
    É muito instigante esse tipo de leitura.Nos faz refeltir,pensar e analiz,ao mesmo tempo que aprisina nossa mente nos liberta.
    È são as histórias do “velho safado” ,melaâncolico e romantico.
    Ótima citação.

    Beijo :D

    PS:tem um selo triplo em meu blog pra vc.

    13/08/2009 às 15:36

    • Menina Misteriosa

      Falou tudo, Eric! Arrasou!
      Ah, que lindo… meu primeiro selinho… ôba! Vou lá ver!
      Obrigada!!!!!
      Beijos

      14/08/2009 às 11:13

  11. Ah, perder a cabeça é um luxo hoje em dia.

    Beijo!

    13/08/2009 às 16:43

    • Menina Misteriosa

      É… não tinha pensado por este lado…
      Uma das coisas que mais gosto quando leio cada comentário é poder ver um outro lado, opiniões diferentes. Cada um de vocês acrescenta muito pra mim!
      Obrigada!!!!
      Beijos

      14/08/2009 às 11:16

  12. objetivo e força de vontade sempre, pq pode ter certeza q tudo e todos serão contra a sua decisão, mesmo te apoiando…
    bjs

    13/08/2009 às 21:23

    • Menina Misteriosa

      Sentimental,
      Você sempre acerta em cheio!
      Obrigada, linda!!!!
      Beijos

      14/08/2009 às 11:18

  13. Tu foi lá no Fases? Ah, que bom! Obrigada, venha sempre, um post a cada fase da lua.

    Beijos, querida. E boa sexta. ;)

    ℓυηα

    14/08/2009 às 01:04

    • Menina Misteriosa

      Fui sim, Luna! E amei! Tudo perfeito, lindo!
      Vou sim!!!!
      E quero linkar este seu blog aqui também. Posso?
      Beijos

      14/08/2009 às 11:20

  14. Realmente é um texto para se ler com o coração.
    Abraços

    14/08/2009 às 21:18

    • Menina Misteriosa

      Sim, com certeza!
      Beijos

      17/08/2009 às 11:43

  15. eita, bom saber disso… ;)
    beijos

    14/08/2009 às 23:46

    • Menina Misteriosa

      Beijos, linda!
      Boa semana pra você…

      17/08/2009 às 11:19

  16. Oi, mulher! Digo, menina! ;D

    Bem, li seu texto no dia que o tuitou. Infelizmente nãio pude respondê-lo na hora.

    Olha, eu sempre fui do tipo oito ou oitenta, coisa que diz mais ou menos nesse texto do “véi safado”, porque odeio qter que chegar lá na frente e pensar “Porque não fiz isso?” O que não significa que ir até o final seja um bom resultado, mas pelo menos te faz desencanar daquilo de uma vez por todas e seguir vivendo, de cabeça erguida, sem precisar se arrepender do que não fez, coisa que tenho pavor.

    Mas já percebeu como tem gente que consegue isso? Fazer um pouco, depois mais um pouco e assim sucessivamente? E não significa que não foi até o fim. E não ficam com a consciência pesada. Eu tenho tenatado ser um pouco mais assim, porque essa de ir até o fim às vezes tem consequencias sofríveis, risíveis e audíveis.

    De qualquer forma, no fim das contas, o que vale é ficar bem consigo mesmo. E se precisar ir até o fim pra colher os louros ou não, ele tem toda a razão.

    Beijocas!

    15/08/2009 às 13:46

    • Menina Misteriosa

      Fernando,
      Você tem razão. Um dos motivos de ir até o final é desencanar, ficar bem com a gente mesmo, viver sem ficar pensando “e se”…
      Cada um tem seu jeito, uns conseguem ir com mais calma e cuidado. Eu não! Eu sou completamente 8 ou 80! Ansiosa demais… sabe como é?
      Seja como for, cada um a seu modo… o que vale é tentar! ;)
      Beijos

      17/08/2009 às 11:26

  17. Claro, flor. Esteja à vontade, será um prazer!

    Tem um selinho pra ti, nesse link :

    http://coleccion-recuerdo.blogspot.com/

    Dois beijos, bom final de semana.

    ℓυηα

    15/08/2009 às 17:17

    • Menina Misteriosa

      Linda, já está linkada!
      Que gracinha… muito obrigada… ainda estou aprendendo e pensando em como e onde colocar os selinhos… Gostei da sua ideia, um lugar todo especial pra eles!
      Boa semana pra você,
      Beijos

      17/08/2009 às 11:30

  18. Cansoo de levar tomo nessa vida!
    adorei praticar meu Inglês aki
    Bjos!

    15/08/2009 às 18:36

    • Menina Misteriosa

      Mas uns valeram a pena?
      Beijos

      17/08/2009 às 11:37

  19. Dil Santos

    Menina, muito bom mesmo.
    Concordo plenamente, se for para fazer ou dizer algo que faça logo, sem rodeio.
    Isso pode evitar tanta dor, tanta coisa.

    Tudo bem ctg?
    Bjos

    :)

    15/08/2009 às 20:36

    • Menina Misteriosa

      Oi, Dil!
      Tudo ótimo por aqui… e você, como está?
      Adoro seus comentários e seu cuidado comigo… obrigada!
      Boa semana pra você,
      Beijos

      17/08/2009 às 11:47

  20. Tentar ou não tentar? Pq, as vzs é tão difícil escolher que caminho segui? Pq o medo existe?

    15/08/2009 às 21:07

    • Menina Misteriosa

      Hum, Arthur, perguntas boas… Difícil é respondê-las… risos…
      Se alguém souber, me diga! ;)

      17/08/2009 às 11:55

  21. J.R

    Pois é! Ficar na vontade….vc não é a única!

    ótima semana pra vc tbm.

    bjão.

    17/08/2009 às 11:36

    • Menina Misteriosa

      É… mas como te disse lá… preciso parar com isso! ;)
      Beijos

      17/08/2009 às 12:00

  22. Ric

    Fiquei com náusea só de imaginar ela comendo essa porra desse creme. Puta-ki-pariu! Isso que é um porre homérico.

    Obrigado pelas visitas, Menina. Venho aqui de vez em quando também. Gostei da sua escrita.
    Beijos!

    18/08/2009 às 14:28

    • Menina Misteriosa

      Oi, Ric!
      Na hora, eu também fiquei… e chateada por ela ter acabado com meu creme… Mas a cena estava tão hilária, não resisti… ri muito! Fazer o quê, né?
      Muito bom você aqui… gostei! Volte mais mesmo, viu?
      Eu adoro seu espaço, vou te visitar mais vezes…
      Beijos

      18/08/2009 às 14:39

Deixe um comentário

