Travessia

Estava cheia. Abarrotada. Caixas. Quinquilharias. Coisas velhas. Lembranças.

Era hora de fazer uma faxina. Livrar-se de velhos hábitos. Doar roupas, sapatos e utensílios que já não eram mais usados. Jogar fora traumas, medos, insegurança. Libertar-se do passado que a aprisionava.

Abrir as janelas. Deixar o sol entrar. Permitir que novos ares invadissem sua mente.

Agora sim. Estava mais leve.

Podia pensar com clareza, organizar as ideias. O fardo de guardar tanta informação, mágoa ou rancor desaparecera.

Abriu-se espaço para novas emoções… e suas lembranças mais preciosas estariam sempre com ela, aonde quer que fosse…

travessia

 

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fernando Pessoa

46 Respostas

  1. Mariana

    O meu passado – não muito distante – eu vejo assim… como uma linda roupa velha, que eu usei, abusei, desfrutei mas que passou a ser velho e já não me serve mais.

    Tipo…”mude a canção, aquela já não serve mais pra mim…” Sabe, assim?

    E dar o espaço para o novo, é acrescentar sensações novas de se ver, viver, sentir. É abrir mão do que já foi, agarrando-se ao que já é. Não tem tanto tempo, me sentia exatamente assim, guardando informação, mágoa e tentando – sem sucesso – entender o porque de tanta coisa louca, de tantos acontecimentos transcorridos. Só consegui chegar a seguinte conclusão: aconteceram porque precisavam acontecer!

    P.s.: Toda travessia, é bem vinda, porque nos prova que fomos capazes de construir pontes sobre algo ou com alguém. Sejam quais forem as dúvidas que nos levaram até essa travessia, e sejam lá quais forem as respostas que iremos encontrar, não tenhamos medo delas. Mais vale uma verdade amarga que tenha o poder de nos fazer crescer, do que uma mentira doce que nos mantenha na ignorância. Mais uma ponte, minha, acaba de ser construída. Só falta ser atravessada.

    Uffa! acho que desabafei aqui, heim?! rs

    Fica com Deus Menina Mistériosa… Um beijo grande!

    25/08/2009 às 13:42

    • Menina Misteriosa

      Clap! Clap! Clap!
      Mary, tenho que te aplaudir, você arrasou!
      Seu comentário como um todo é sensacional, mas o P.s. foi o que mais me emocionou!
      Desabafe sempre aqui, por favor! :)
      Muito obrigada, linda… pela força, pelo apoio e carinho!!!!
      Beijos

      26/08/2009 às 15:34

  2. Lindo!

    É como na escola… o que sabemos hoje, deve-se aos desafios que enfrentamos lá na primeira série e achávamos tão difíceis. Mas depois de superados, eles foram importantíssimos, e agora não servem mais… não fazem mais parte da nossa realidade. Porque após cada hábito deixado para trás, nós nos tornamos diferentes… embora permaneçamos sendo os mesmos, com necessidades diferentes.

    Resumindo: “Pedra que rola não cria limo e figurinha repetida não completa álbum”. Esses ditados não se referem aos homens que passam pela nossa vida, somente. Referem-se também a todos os acontecimentos que permeiam nossa vida e nos transformam dia-a-dia.

    “Vento, ventania, agora que estou solto na vida… Me leve pra qualquer lugar… Me leve mas não me faça voltar.”

    25/08/2009 às 14:28

    • Menina Misteriosa

      Sweet, a velocidade das mudanças está impressionante… nossas necessidades, sentimentos, desafios mudam a todo instante. E sim, isso vale pra tudo.
      Se não acompanhamos o ritmo, vamos juntando informações e padrões ultrapassados, pesos desnecessários. E não sobra espaço para o novo… Só uma ventania mesmo pra dar jeito, tirar tudo do lugar, bagunçar um pouco as ideias tão organizadas e previsíveis…
      (este trecho da música do Biquini Cavadão que você escolheu foi perfeito!)
      Beijos

      26/08/2009 às 15:39

  3. é sempre booom renovar menina.
    Toda travessia, é bem vinda, porque nos prova que fomos capazes de construir pontes sobre algo ou com alguém. Sejam quais forem as dúvidas que nos levaram até essa travessia, e sejam lá quais forem as respostas que iremos encontrar, não tenhamos medo delas.[2]

    faço dessas palavras as minhaaaas
    Bjoos!

    25/08/2009 às 15:07

    • Menina Misteriosa

      Marcelo,
      A Mary acertou em cheio, né?
      Um brinde à renovação… tô precisando… ;)
      Beijos

      26/08/2009 às 15:41

  4. Vim retribuir a visita e já vejo Fernando Pessoa de cara?! Menina misteriosa e de bonissimo gosto.

    Vou ler o seu blog com calma e comento mais, mas já gostei na primeira olhadinha.

    Beijos!

    PS: Como me achou?!

    25/08/2009 às 15:19

    • Menina Misteriosa

      Hum… que bom que veio e gostou… espero que o restante te agrade também, será um prazer te ter por aqui…
      Se eu não me engano, te achei através do blog da Sentimental.
      Volte logo, viu?!
      Beijos

      26/08/2009 às 15:46

  5. menina, eu acho q já disse isso aqui [ou em algum lugar q freqüentamos juntas], as mudanças são sempre necessárias, no começo são estranhas, chegam fazendo revolução, mas depois se encaixam, mas tempos depois já é hora de mudar de novo. dá medo, mas é preciso, senão, ficamos sempre no mesmo lugar e a vida vai passando. e já resolve muuuuito fazer essas faxinas ‘doidas’ em q se joga tudo fora.
    beijos

    25/08/2009 às 15:24

    • Menina Misteriosa

      Sim, estas ‘faxinas’ ajudam muito. Eu estou tentando é ficar atenta ao ‘tempo de mudar de novo’… como eu disse pra Sweet, a velocidade está impressionante… E, se conseguirmos fazer a mudança aos poucos, não chega ao ponto de precisar ser radical e jogar tudo fora, tem-se menos impacto… (espero…)
      Beijos

      26/08/2009 às 16:26

    • mas a gente acaba percebendo qndo é tempo de mudança, as vezes elas acontecem rápido demais como vc disse, outras vezes demoram muito tempo pra acontecer, mas o bom é q acontecem e com elas aparecem muitas coisas boas. aproveite!
      beijos

      26/08/2009 às 17:40

    • Menina Misteriosa

      Obrigada, linda… vou aproveitar muito!
      :)
      Beijos

      26/08/2009 às 19:55

  6. J.R

    Fico Feliz por provocar tais sentimentos…muito mesmo. Apareça sempre!!!

    A leveza só é conquistada quando se libertam os pesos..ÓBVIO NÉ? Mas nunca pensamos nisso na hora pesada. Se faz necessário mesmo essa “faxina”. O resultado é tão bom né?
    Viva a levezaa!!!

    bjs!!

    25/08/2009 às 16:31

    • Menina Misteriosa

      Hum… é uma delícia se sentir mais leve… tirar ‘aquele’ peso dos ombros, sabe? Às vezes, há a impressão de se carregar o mundo nas costas…
      Pode deixar… vou lá sim!
      Beijos

      26/08/2009 às 16:30

  7. Sim, um viva à renovação, à ousadia, ao novo, a tudo que nos ajuda a aproveitar mais a vida e a conhecer melhor a nós mesmos.

    Gostei demais, moça.

    Dois beijos de terça.

    ℓυηα

    25/08/2009 às 17:44

    • Menina Misteriosa

      Luna, a celebração do novo é tão importante! Sinto falta disso. A gente muda, se esforça e esquece de aproveitar o resultado, curtir esta conquista… porque sim, é uma conquista e tanto! (e nos conhecer é o maior presente!)
      Sempre fico feliz demais com sua visita e sabendo que gostou então, fico ainda mais! :)
      Beijos, linda… boa semana!

      26/08/2009 às 17:21

  8. Dil Santos

    Menina, com toda certeza temos que nos livrar de coisas antigas, as lembranças já são mais complicadas, rs.
    Mas Fernando Pessoa disse tudo, temos que ousar se quisermos ir para frente, se ñ continuaremos as margens de nós mesmos.

    Tu tá bem?

    Bjim
    :)

    25/08/2009 às 19:45

    • Menina Misteriosa

      Oi, Dil… tô bem sim…
      E você, como está? Nada de ansiedade por aí não, né? risos…
      Beijos

      26/08/2009 às 17:23

  9. Pessoa é incrível.
    É pq o artista não morre nunca.
    Estou fazendo a travessia.
    Preciso.
    É necessário.
    Faz bem.
    Texto certeiro.
    Grande beijo !

    26/08/2009 às 12:50

    • Menina Misteriosa

      Amiga,
      Tiro o chapéu pra você! Uma travessia e tanto a sua… eita, mulher corajosa!
      Boa semana,
      Beijos

      26/08/2009 às 17:25

  10. Dil Santos

    Ai menina, estou me contendo por esses dias, imagina se eu continuasse naquele ritmo eu ia ficar obeso praticamente.
    Gente, estou tão dramático ultimamente, kkkkkkkkk
    Minha cara isso, kkkkkkkkkkkkk

    Bjo

    :)

    26/08/2009 às 19:12

    • Menina Misteriosa

      Dil, pense que suas férias estão quase chegando… ;)
      Beijos

      26/08/2009 às 19:56

  11. Tem uns 33 meses que eu tento me livrar do velho… agora que to quase conseguindo… o passado volta ao presente. As vezes complica, viu… rs Só que agora tenho propostas e responsabilidades novas, e creio que a “roupa velha” não se acerte as novas formas.

    Desculpa a invasão…

    27/08/2009 às 16:10

    • Menina Misteriosa

      Mago,
      O passado gosta de nos surpreender, né? ;)
      Aproveite este momento das coisas novas na sua vida… quando o velho não se encaixa mais, o processo de mudança se instala… você se sente motivado e tem forças pra conseguir!
      E não tem que se desculpar, invada sempre!
      Adorei a surpresa… você é muito bem-vindo aqui… e espero que volte mais vezes!
      Beijos

      27/08/2009 às 16:51

  12. Acredite em você!

    Não importa do que é o mundo O importante, são os seus sonhos…
    Não importa o que você é O importante é o que você quer ser…
    Não importa onde você está O importante é para onde você quer ir…
    Não importa o porquê O importante é o querer …
    Não importa suas mágoas O importante mesmo, são suas alegrias…
    Não importa o que você já passou O passado guarde na sua lembrança …
    Não veja; apenas olhe…
    Não escute; apenas ouça…
    Não toque; sinta…
    O mundo é um espelho;
    não seja apenas um reflexo
    Só acreditando no futuro você conseguirá a paz
    para alcançar seu sonhos…
    Afinal, o que importa ?
    Você importa …

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha2.zip.net

    28/08/2009 às 11:30

    • Menina Misteriosa

      Edimar,
      Que lindo… obrigada pelo carinho, pelo incentivo e pela visita!
      Volte sempre,
      Beijos

      28/08/2009 às 12:40

  13. Eric R.

    A vida é como um “quarto” se não o organizamos as vezes ,jogamos coisas fora,colocamos outras nos lugares, não fazemos uma faxina geral, tudo vai se acumulando,ficando um espaço fechado ,pequeno,assim não temos espaço para coisas novas e nem para nós mesmos.
    “Quanto mais escesso de bagagem carregamos na travessia da vida mais curta a viagem.Salvo que sua vivencia esta em sua mente não nos objetos que em torno de ti te remetem a lembras delas”
    Faça uma boa travessia :D
    Beijos :D

    28/08/2009 às 11:39

    • Menina Misteriosa

      Eric,
      Justamente isso que eu pensei quando estava escrevendo… numa comparação entre nossa vida e nossa casa… gavetas, armário, quarto… abarrotados de objetos, informações… sem espaço para o novo!
      Lindas palavras… muito obrigada!!!
      Bom final de semana pra você,
      Beijos

      28/08/2009 às 12:44

  14. Dil Santos

    Menina nem te conto a maior.
    Parece que serão adiadas as férias, ninguém merece.
    Que bom que gostou do poema, imagina ela como música e fazendo o maior sucesso?
    Eu ia ficar rico, kkkkkkkkkkkk
    Eu já tô delirando agora
    kkkkkkkkkkkkkk

    Tu tá bem?
    Ótimo fds pra vc
    Bjão

    :)

    28/08/2009 às 14:08

    • Menina Misteriosa

      Putz, Dil… mas ainda há chances de não serem adiadas, né? E, mesmo que sejam adiadas, o importante é você aproveitar ao máximo em qualquer época!
      Imagino sim! Quem sabe pode virar realidade…
      Eu estou ótima, e você?
      Bom final de semana,
      Beijos

      28/08/2009 às 15:01

  15. bem, sem querer bancar o chato, mas eu adoro fazer novas travessias com as roupas velhas … a liberdade nunca vai estar presa ao corpo e sim, voando junto com a alma …

    28/08/2009 às 22:11

    • Menina Misteriosa

      Não bancou o chato. Gosto demais das opiniões e comentários sinceros de vocês… cada um me acrescenta muito!
      E adoro ter você aqui me visitando!!!
      Volte mais, tá?!
      Boa semana,
      Beijos

      30/08/2009 às 22:29

  16. Lindo o seu blog, adorei *-*
    Obrigada pela visita, e o texto tá muito bom também, me identifiquei bastante =)
    Beijos :*

    29/08/2009 às 11:38

    • Menina Misteriosa

      Muito bom saber disso… obrigada!
      Este tipo de sintonia é muito bacana!
      Seja bem-vinda e volte mais vezes,
      Beijos

      30/08/2009 às 22:30

  17. Verdade, segundo os bastidores daqui da loja, não serão, rsrs.
    Mas aproveitarei com toda certeza cada minuto, independente de quando eu for.
    Estou ótimo tbm.
    Um ótimo fds pra vc
    bjão
    :)

    30/08/2009 às 09:35

    • Menina Misteriosa

      Dil,
      Já estamos em Setembro… logo, logo você estará de férias!!!!
      \o/
      Boa semana,
      Beijos

      01/09/2009 às 14:08

  18. Que bom que gostou das coisas que escrevo por lá… tem texto novo… só não é tão sutil e sentimental como o que vc leu..

    Boa semana, Beijo!

    30/08/2009 às 19:37

    • Menina Misteriosa

      Hum… fiquei curiosa… vou lá ver!
      Boa semana pra você também!!!!
      Beijos

      01/09/2009 às 14:00

  19. Vim retribuir a visita que você me fez há um tempão, não sei se lembra. E também pra comentar que são em situações como essas que a gente aprecia o valor de uma surpresa. Parece que nos dá um novo vigor…

    beijo!

    31/08/2009 às 21:14

    • Menina Misteriosa

      Lembro sim… lógico!
      Que bom!
      Eu adorei sua visita… uma boa surpresa!
      Volte mais, tá?
      Boa semana,
      Beijos

      01/09/2009 às 13:58

  20. Uma verdade da vida é que vez em quando temos de arromar nossas bagunças, muito bom seu texto.
    Muito obrigado por sua visita e carinho.
    O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas.
    Volte sempre, te espero lá, ok?
    Abraços forte

    01/09/2009 às 06:27

    • Menina Misteriosa

      Hum… obrigada pelas palavras, Príncipe!
      Adorei sua visita!!!! :)
      E voltarei lá sim, pode deixar!!!
      Beijos

      01/09/2009 às 14:02

  21. Meu amooooorrrrrr….andei sumida né?…mas ja tô de volta!

    Ah, essas viagens!….

    Todas elas uma incrivél aventura pra minha vida …( depois te conto..hahah)

    E nessas idas e vindas eu ate esbarro com meu passado. Acho que a minha sorte é sair bem dele. Quase nunca deixo portas abertas. Mas, no meio do QUASE….alguem sempre acaba voltando!…

    Amora minha, tava com tanta saudades daqui!…e tantas saudades de voce!

    Ah, obrigada por se preocupar …viu?

    Ainda tenho que te contar tudo do fim de semana!

    Beijoooooooossssss

    01/09/2009 às 12:07

    • Menina Misteriosa

      Oi, Lindona!
      Estava mesmo, senti sua falta…
      Ah, estas pessoas que voltam pra nossa vida… bagunçam nossa cabecinha, né?
      Oh, quero saber como foi o final de semana, como você está… e quero te ver sorrindo sempre, viu?
      Passei a ter um grande carinho por você e me preocupo mesmo!!!!
      Estou aqui. Quando quiser conversar… tem um ombro amigo e ainda te empresto o gloss!!!!
      Fica bem,
      Saudades,
      Beijos

      01/09/2009 às 14:07

  22. às vezes a gente nem percebe o quanto podemos ser importantes na vida de uma pessoa. por isso, vai fundo!

    01/09/2009 às 16:26

    • Menina Misteriosa

      Obrigada, Victor!!!
      Beijos

      01/09/2009 às 21:23

Deixe um comentário

