Para as festas em família, um desejo: que os ciclos sejam de união

 

Hoje, no Céu, dentro do tema das ‘Festas de Final de Ano’, falo sobre ‘Festa em Família’.

 

E tenho que confessar: ao escrever, tanta recordação veio à tona, que fiquei com saudades:

– do cheiro da casa da minha vó;

– da alegria de nos planejarmos para encontrar toda a família;

– da bagunça e gritaria das crianças; 

– da lembrança do meu pai e tios indo, já meio tontos, escolher o melhor pinheiro;

– da árvore grande, de verdade e não de plástico, toda enfeitada;

– do dia que passávamos só decorando a árvore, a casa e montando o presépio;

– de ficar na cozinha com minha avó, mãe e tias aprendendo os segredos de família em cada receita;

– de ver os sapatinhos embaixo da árvore;

– do meu pai ou algum tio vestido de Papai Noel;

– do meu avô – a pessoa que mais fazia questão de reunir a família e valorizava cada pequena oportunidade de colocar isso em prática;

– do brilho nos olhos de todos e de cada um.

::::::::::::::::::::::::::::

Sim, estou saudosa. Não triste. Apenas com lembranças muito presentes e fortes, de tempos que não voltam mais. São memórias boas. Ao senti-las, sorrio; trouxeram muita alegria. E me marcaram. Para sempre.

31 Respostas

  1. Vc devia ter natais lindos, nunca tive natais nem parecidos com isso, garota de sorte vc!

    16/12/2009 às 00:46

    • Menina Misteriosa

      Sim, tive sim. E ainda espero ter outros…
      Você pode mudar esta história. Construir, buscar a magia… que tal?! ;)

      23/12/2009 às 10:23

  2. Menina, por que você não tem um natal como esta magia de antigamente?

    Fique com Deus, senhorita Menina Misteriosa.
    Um abraço.

    16/12/2009 às 01:34

    • Menina Misteriosa

      Ciclos. Como alguns que eu mencionei no Céu.
      Mas sei que depende de mim recuperar este brilho… e já estou fazendo isso!
      Um beijo!

      23/12/2009 às 10:24

  3. êta época de saudade. de pensar em quem não está mais…de pensar no que não existe mais…

    16/12/2009 às 09:17

    • Menina Misteriosa

      Uh, nem me fale!
      A saudade já me invadiu, está transbordando…

      23/12/2009 às 10:25

  4. Sil

    Pois é nega… Complicado…
    Família é gostoso.. mas….

    rs..
    Nem sempre…

    Flor.. já registrei lá meu coment…

    ;)

    Adoro-te!
    Bjos

    16/12/2009 às 09:43

    • Menina Misteriosa

      Saber dosar é a chave, né?!
      Mas eu sinto falta por mais complicado e bagunçado que seja…
      Também de adoro, linda!
      Um beijo

      23/12/2009 às 10:26

  5. ai!!! como odeio essa época do ano!

    16/12/2009 às 10:22

    • Menina Misteriosa

      Ah, aposto que você consegue pensar em, pelo menos, uma coisa boa…

      23/12/2009 às 10:46

  6. eu não faço planos pro ano seguinte, acho que se queremos mudar precisamos fazer isso no momento da decisão, e não postergar para uma data específica, mas espero [sempre] que o natal e o ano seguinte sejam de muita renovação, amizade, amor, sabedoria, harmonia e experiências, isso tudo em família.
    bjs

    16/12/2009 às 18:04

    • Menina Misteriosa

      Sentimental,
      Você me encanta. Penso como você, adoro esta sintonia!
      Aprendi muito com você neste ano… e espero que estejamos ainda mais próximas em 2010.
      Você faz a diferença na vida das pessoas.
      Te admiro!
      Um beijo

      23/12/2009 às 10:57

    • muito bom ler isso, faz eu me sentir um pouco melhor e com certa relevância no contexto final. :)
      mas isso de decidir e fazer já eu aprendi com meu pai, e tudo o que ele decidiu assim deu certo.
      beijos

      23/12/2009 às 23:43

  7. É uma época legal para reunir as pessoas que mais gostam da gente e brindar a quase chegada de um ano novo e cheio de novos desejos a se concretizar.
    Beijos

    16/12/2009 às 19:12

    • Menina Misteriosa

      Isso mesmo!
      Costumo dizer que, se passarmos com aqueles que amamos, tudo fica perfeito!
      Um beijo

      23/12/2009 às 10:58

  8. Adoro essa saudade gostosa que vai chegando de mansinho e abraçando tudo. Não é tristeza, apenas lágrimas nostálgicas que nos fazem bem! Fui divagando em lembranças e sentindo um pouquinho de cada coisa desse ano… Que venham as próximas lembranças!!
    Beijinhos!!

    16/12/2009 às 21:53

    • Menina Misteriosa

      O sentimento é justamente esse. Você me entende.
      É saudade, mas não é triste. São lembranças e uma nostalgia gostosa que invade. E eu me deixo levar…
      Opa, que venham… muitas!!!!
      Um beijo!

      23/12/2009 às 11:06

  9. “[…]do brilho nos olhos de todos e de cada um.”

    Eu já te falei que AMO a simplicidade e a delicadeza com que observas o mundo?

    Adoro tu, flor! Tua amizade é um grande presente de Natal, pra mim! ;)

    Beijo grande!

    17/12/2009 às 00:32

    • Menina Misteriosa

      Miss,
      Fiquei com as bochechas vermelhinhas agora… toda feliz e metida… Obrigada, linda! Por tudo!!!!!
      Te adoro. E você que é um presente, alegrando todos a sua volta!!!!!
      Beijos

      23/12/2009 às 11:12

  10. ♪ “Ter saudade
    até que é bom…” ♫

    Adoro boas lembranças, minha querida. Isso é o “recheio” da vida.

    * Já voei lá no Céu, e adorei. ^^

    Beijos, dois.

    ℓυηα

    17/12/2009 às 13:24

    • Menina Misteriosa

      Luna,
      O “recheio”… é isso aí!!!!
      Tudo bem que, às vezes, eu fico com tanto recheio que até transborda… mas tá valendo!
      Um beijo

      23/12/2009 às 11:15

  11. Ah flor, eu nem te disse, mas é CLARO que eu quero ajuda pra esperar, viu? ;) Beijosss! Adoooro!

    17/12/2009 às 17:25

    • Menina Misteriosa

      Fechado!
      Vamos esperar juntas então!
      Aprontando e tomando muito banho de chuva…
      Beijos

      23/12/2009 às 11:16

  12. Saudades são imensas. Doem quando não bem assimiladas e compreendidas. Eu as tenho de uma forma especial e faço delas um trampolim para o que sou… bjs moça e bom te conhecer.

    18/12/2009 às 13:46

    • Menina Misteriosa

      Hum… gostei desta sua definição. Pode ser por isso que algumas pessoas a vejam como algo triste.
      Eu a vejo com alegria. Lembranças boas. Sempre que me pego saudosa, tenho um sorriso no rosto!
      Bom te ter aqui… obrigada e volte sempre!
      Um beijo

      23/12/2009 às 11:19

  13. Ola amiga Menina,

    Eu estou feliz tb de voltar.

    Aos poucos vou me organizando,colocando os milhoes de selos que ja ganhei…rs
    E bom voltar para o abraço dos amigos,ao convivio das pessoas que realmente fazem toda a diferença,e claro,vc e uma delas.

    Obrigada por td,pelo carinho e preocupaçao.

    Sucesso la no Ceu…sempre.

    Doces Beijos

    Doce Essencia

    18/12/2009 às 22:19

    • Menina Misteriosa

      Doce,
      Aqui você sempre terá um lugar todo especial… para poder vir e se sentir segura quando precisar!
      Fico feliz em te ver melhor!
      Gosto muito e torço por você!
      Um beijo

      23/12/2009 às 11:22

  14. Oi xuxu! [adoro xuxu]

    Eu tenho poucas lembranças do passado em relação ao natal. Em minha casa foi sempre algo bem parcimonioso e celebrado com pouquíssimos requintes – tanto no aspecto financeiro como em relação o tal espírito do natal.
    Agora que cresci, hoho, as festas ficaram mais animadinhas e com mais sentido. É uma época de se comer muito [obvio] e de lembrarmos das travessuras de infância [que daria um blog – projeto em consideração]. As crianças [algumas maiores de 16 que são crianças por conveniência nessa época] acabaram trazendo uma nova vida para o natal da família Santos. Acho que será divertido esse ano. Já comprei até presentinhos.. rs

    Bitoca.

    Ivan.

    19/12/2009 às 13:25

    • Menina Misteriosa

      Ivan,
      Uma delícia saber disso. Ao ler, sorri, imaginando como será o seu Natal… e tenho certeza que será maravilhoso!!!!!
      Hum… gostei de saber do projeto do blog… conta mais!
      Um beijo

      23/12/2009 às 11:29

  15. Querida Menina,

    tem um selo exclusivo pra vc la no Jardim.

    Espero que vc goste e que guarde como prova de uma doce amizade que lhe tenho.

    Que o proximo ano tb seja fortalecido por esta amizade que nasceu bem singela mas que criou raizes.

    Doces Beijos

    Doce Essencia

    20/12/2009 às 00:35

    • Menina Misteriosa

      Oh, Linda… muito obrigada!
      Vou lá agora. E guardarei sim!!!!!!
      Estaremos, a cada dia, mais próximas. Você já faz parte da minha vida! ;)
      Um beijo

      23/12/2009 às 11:32

Deixe um comentário

