Zé ou Mané?

 

Outro dia, pelo Twitter, estava conversando com minha amiga Única e Exclusiva sobre os Zés e os Manés.

O Zé é inteligente, divertido. Um conquistador talvez atrapalhado, mas nunca ‘barato’. Tem uma cara de safadinho, detalhe que encanta e atrai. É aquele que sabe o que faz. Sabe como conquistar, envolver, seduzir. Com malícia, sem maldade. Sabe valorizar cada momento, cada necessidade da mulher. Dá atenção na medida, sem sufocar. Sabe a hora de se retirar para deixar que a saudade aumente o desejo. Sabe estar presente e, de alguma maneira, nos faz sempre sentir especiais.

O Zé não é perfeito. Pelo contrário. Mas sua imperfeição é o que o torna tão interessante. Porque ele tem consciência de suas falhas e não as esconde. Não quero dizer que ele expresse sempre os sentimentos abertamente (estou falando de um homem de verdade e não dos de filmes). Mas ele não se esconde atrás da máscara de ‘perfeitinho’. Ele se mostra como é. Um galanteador. E diz o que quer e a que veio. Não precisa esconder o que sente.

E chegamos à conclusão: Já não se fazem mais Zés como os de antigamente. Até os originais estão dando defeito.

Quanto aos Manés, existem fábricas por todo mundo. Eles se espalham como praga. Estes são os que não assumem seus atos. Escondem-se atrás da figura de bom moço. Fazem juras de amor eterno, mas, na hora H, não transmitem confiança. Porque eram apenas palavras jogadas ao vento. São meninos e não homens – e, devo ressaltar, isso não tem nada a ver com a idade. São imaturos. E, na maioria das vezes, mal resolvidos e inseguros. Precisam de auto-afirmação constante. Preocupam-se com quantidade e não qualidade.

E aí, surge a questão: como resolver este problema?

=> Importação – eu tenho grande simpatia pelos Italianos e a U&E sugeriu que Portugal também vale a pena;

=> Fabricação – esta idéia terá resultados só a longo prazo… já imaginaram o trabalho?! Além disso, eles demoram a crescer e ficar “no ponto”. Quanto a amadurecer então, nem se fala…;

=> Curso Especial – “Como se tornar um Zé em 5 lições básicas”. Ok, talvez precisemos de mais passos até o sucesso. E lógico que alguns ficariam de recuperação.

Sim, será um trabalho árduo. Mas, se fizermos direitinho, não haverá arrependimentos. Até porque com um plantel bem formado poderíamos abrir uma empresa inovadora: “Zé Delivery”!!!! (mas só depois de termos os nossos…)

Para que nosso plano tenha sucesso, faremos pesquisas de mercado e alguns experimentos – sabe como é, o olho do dono é que engorda o boi… Só assim saberemos quem são os verdadeiros Zés… e poderemos oferecer um serviço de qualidade, único e exclusivo! … Como todas merecem…

Além disso, montaremos um manual. As mulheres poderão usá-lo para identificar os Zés espalhados pelo Mundo e os homens, assim esperamos, talvez aprendam alguma coisa… Aguardem!!

* Texto escrito em parceria com a Única e Exclusiva. Obrigada, U&E, pelas conversas divertidíssimas e pela ajuda!

39 Respostas

  1. Menina Misteriosa

    Pesquisa de opinião para elaboração do Manual:

    Homens:
    – Se você é um Zé, nos ajude com dicas, sugestões…
    – Se você é um Mané e sabe qual o problema, divida com a gente.

    Mulheres:
    – Conte sobre o Zé da sua vida, o que ele fazia, porque te conquistou…
    – ou diga como imagina que ele seria ou deveria ser… O que você gostaria que um Zé tivesse ou fizesse?

    As opiniões de vocês são muito importantes para que o manual fique impecável !!!!!

    03/01/2010 às 23:24

  2. RobenUDI

    RobenUDI disse…
    Mane eu sei que não sou,mas tambem não posso falar que sou Zé,porque dai o deixaria de ser,porque zé não faz propaganda…conquista.Por isso me considero Um João kkkkkkkkkkkk

    Beijinhos meninas

    04/01/2010 às 00:15

    • Menina Misteriosa

      Boa resposta!
      E me conte, a U&E já te usou como cobaia? risos…

      05/01/2010 às 00:13

  3. Pelo jeito, estou mais para mané atualmente…

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de maldade.

    Mas ficou bom o texto =P

    Fique com Deus, senhorita Menina Misteriosa.
    Um abraço.

    04/01/2010 às 00:37

    • Menina Misteriosa

      Não acredito nisso… nem de brincadeira! ;)
      Ainda mais você…

      Obrigada!
      Beijos

      05/01/2010 às 00:15

  4. Sil

    Aff…

    Quanta imaginação em Menina..r.s.r.s
    Só tu mesmo…

    Bem, eu acho que apesar de haver o Zé e o Mané… ainda há muitas mulheres que se coonfundem… principalmente os sentimentos…

    Qtas já se apaixonaram pelos manés, e quantas ainda sim preferem os manés….

    Difícil falar… escolher então….

    Pq não podemos mesclar os dois?

    Mas que as qualidades e o caráter fiquem como os dos Zés..r.s

    Bjos

    04/01/2010 às 10:23

    • Menina Misteriosa

      Sil,
      E quais características, na sua opinião, um Zé teria que ter?

      05/01/2010 às 00:50

  5. Parceria de sucesso com certeza! 8-)

    Falta somente o reconhecimento financeiro pra ficar ‘perfect’!

    Outros textos virão, das nossas mentes brilhantes.

    Beijos :**

    04/01/2010 às 12:43

    • Menina Misteriosa

      Se soubessem o que se passa nas nossas cabecinhas, né, linda?!
      Sim, muitos virão…
      Beijos

      05/01/2010 às 01:01

  6. kkkkkkk….queria encontrar um Zé desses na minha vida…mas parece difícil, porque o que mais tem é mané sobrando por aí…rsrsrs….mas não perco as esperanças.

    Recebi seus comentários em meu blog e passei aqui pra te conhecer e visitar seu cantinho….como fiquei uns dias afastada do blog, ainda estou meio perdida e não lembro se já tinha passado por aqui antes, mas creio que não…de qualquer forma, estarei mais aqui a partir de agora, estou te seguindo. Feliz 2010!

    04/01/2010 às 13:23

    • Menina Misteriosa

      Junte-se a nós! Vamos conseguir encontrar…
      Aproveita e conta pra gente… o que gostaria que um verdadeiro Zé tivesse?

      05/01/2010 às 01:03

  7. espero anciosa e enquanto isso, fico vendo os poucos zés que conheço…aos poucos…se metarmofoseando em manés ou pior em “bernardetes”…socorro!

    04/01/2010 às 13:30

    • Menina Misteriosa

      Em “Bernadetes”? Como assim? Explica isso direito, fiquei curiosa…

      05/01/2010 às 01:04

  8. E agora? Não soube identificar os homens que me rodeiam como Zés ou Manés, eles têm de um pouco de cada tipo, e agora?

    04/01/2010 às 18:36

    • Menina Misteriosa

      Tcharam: nossa esperança está no Manual!!!!!!
      Mas preciso da ajuda de cada uma de vocês para montá-lo…

      05/01/2010 às 01:05

  9. ai ai, ainda prefiro os cafas. kkk
    bjs

    04/01/2010 às 18:39

    • Menina Misteriosa

      Sim, sim.
      Mas existem os “Cafas Zés” e os “Cafas Manés”.
      Eu prefiro os primeiros…. hehehehe
      Beijos

      05/01/2010 às 01:06

    • tá, tudo bem, mas é tudo cafa né?
      mas entre zé e mané eu prefiro, ah, deixa pra lá… kkk
      beijos

      05/01/2010 às 01:20

    • Menina Misteriosa

      Hum… você já tem um específico, né?! Danadinha! ;)
      Então, ajuda a gente contando algumas características que são indispensáveis…
      Beijos

      05/01/2010 às 10:09

    • e entregar o ouro pras bandidas? kkkkkk
      brincadeirinha, mas a minha situação é tão mas tão específica q prefiro nem dar dicas, pq se tiver q sofrer q seja sozinha e sem levar mais ninguém pra buraco, tendeu? rs
      bjs

      05/01/2010 às 10:49

    • Menina Misteriosa

      Oh, sua boba, falei de dicas genéricas… sobre as características de um Cafa Zé (ou Mané) de verdade! risos…
      Mas entendi!
      E vou torcer para que dê certo!!!! ;)
      (e o resto que eu pensei em falar, acho que não posso dizer aqui… minha cabecinha anda muito pervetida ultimamente, sabe como é, né?!)
      Beijos

      05/01/2010 às 10:54

    • mas mesmo as dicas genéricas causariam problemas aqui.
      vc bem sabe a minha situação e acho q mesmo sendo um zé bacana ninguém ia querer, só eu mesmo… kkk
      poisé menina, mini flash back.
      bjs

      05/01/2010 às 11:24

    • Menina Misteriosa

      Ainda é ‘aquela’ situação?!
      “Mini flash back”? (me perdi agora…)

      05/01/2010 às 11:35

    • é menina, ‘aquela’ situação…
      lembra de ‘Os Normais’?
      lembra qndo eles estavam conversando e queriam lembrar alguma coisa do passado? poisé, eram os mini flash backs.
      mas na verdade o meu nem é só mfb, é flash back gigante. rs
      bjs

      05/01/2010 às 12:12

    • Menina Misteriosa

      Te respondi por email.
      Muita informação para continuarmos por aqui…
      ;)

      05/01/2010 às 19:02

  10. Menina do meu coração… só vc mesmo!

    Ó, na minha opinião, eu gostaria que o Zé tivesse prazo de garantia estampado na testa.
    Assim eu saberia, qual Zé me serviria num determinado momento, de acordo com meu estado de espírito…rsrsr…
    Poderia ter o Zé de 6 meses,
    o de 1 ano,
    3anos,
    5 anos,
    10 anos… e assim por diante.

    Bjs!

    =)

    04/01/2010 às 23:38

    • Menina Misteriosa

      Danni,
      Sensacional esta ideia!!!!
      Posso colocá-la no Manual?

      05/01/2010 às 01:09

  11. Acho que a minha mulher sabe responder melhor do que eu se sou Zé ou Mané! Beijo, Menina!

    05/01/2010 às 12:43

    • Menina Misteriosa

      Com certeza!
      Pede pra ela vir aqui contar pra gente…
      Beijo

      05/01/2010 às 12:51

  12. Aaaaaaaaahhhhhhhhh, que delícia de post! =)

    E não é que Zé se tornou artigo de luxo, mesmo? E, pior : tem um modelo híbrido, que não é nem Zé nem Mané…um tédio. Se for assim, eu prefiro um Mané bem assumido. Rs

    Quanto a importar, devo dizer que Portugal parece ser uma excelente opção, gatona. Ehehehe

    * Parabéns pelo texto divertido e muito real. Adorei!

    Beijos, querida do meu coração.

    ℓυηα

    05/01/2010 às 14:08

    • Menina Misteriosa

      Risos… você é uma figura!
      Mas, pensando assim, está certa! Melhor aquele que, pelo menos, sabe o que é, né?!
      Lembrei de você quando ela sugeriu…. hehehehe (podemos combinar de ir pra lá fazer umas pesquisas de campo, que tal?!)
      Obrigada, Linda!
      Beijos

      05/01/2010 às 19:02

  13. Lindaaaaaaaaaaaaa

    Com quem eu fico? Com os dois.. certeza!

    bjinhus, zés e manés

    Lelli

    06/01/2010 às 11:02

    • Menina Misteriosa

      Lindona,
      Você pode nos ajudar (e muito!) a montar este “Manual”!
      Topa?!

      06/01/2010 às 17:22

  14. Não que Zé’s não façam propaganda, mas eu posso afirmar que o que sou está mais próximo do Zé mesmo, rs. Por quê? Se eu fosse um mané, as mulheres se interessariam por mim demonstrando mais interesse. Elas acham os manés mais simples, mais malandros, sem complicações, eles têm assuntos populares e seduzem de forma mais aberta (Isso mesmo, chegam com 3 ou 4 palavras, ou já chegam beijando, foda-se qualquer coisa, porque um “não” eles já têm…).

    Os Zé’s, mesmo sendo bonitos, inteligentes, trabalhadores e muitas vezes com bons empregos são obrigados a se passar por mané’s em baladas e n lugares que a mulherada frequenta por que os seus métodos de conquista não funcionam com as mulheres de hoje em dia (pelo menos com a maioria, que geralmente saem pra se por em evidência), isso geralmente é genético do Zé entende, então, ele se aproveita dos seus bons atributos, se passa por mané pra conseguir uma conversa, geralmente primeiro vem um beijo, uns amassos, pra depois se conhecerem e conversarem. Mas para o Zé, mulher que se deixa ser conquistada pelo mané que ele se fez passar dificilmente vale a pena. Se ela realmente gostou do Zé, a partir do momento que eles ficaram, ela tem que se demonstrar a Maria que ele procura, se não será assim :”Ficamos só aquela noite… Ela é gata, me ligou, mas nem dei atenção…”, não por que são vagabundas, ou coisas piores, nada disso, as vezes são boas moças… Mas demonstraram outro lado, talvez estavam procurando um cara preza pra passar o tempo, usar como um troféu pras amigas (assim como os mané’s também fazem), andar de carro, etc. E como o Zé é homem, precisa disso, vai nas tentativas até encontrar a Maria que ele procura.

    O Zé de verdade sabe que em baladas seria difícil encontrá-la. Continua frequentando porque é diversão, conhece pessoas novas, possívelmente uma Maria, vai saber… E geralmente, as Maria’s estão onde o Zé estuda, trabalha, amiga de alguém que o Zé conhece… É assim…

    Eu estou em uma fase que quero sair bastante, conhecer novas pessoas, novos lugares, esquecer um pouco o trabalho e os estudos. E, eu falo, Zé que é Zé não se sente feliz depois de uma noite de balada, de pegação. Qualidade é mais importante do que quantidade.

    Estar feliz ao lado de uma Maria, é melhor do que ficar com n Cláudias, Fabianas, Flávias, Joanas, que não tem nem lá no fundo, uma Maria dentro dela(s)…

    Se viajei, foi mal, mas sei lá… É o que eu penso.

    Eu vou procurando a minha Maria, no fundo de cada uma das garotas com quem eu troco uma idéia legal. As que se dão valor, sabem ouvir, e falam na hora certa, tem atitude, já têm ótimos indícios!

    T+!

    11/01/2010 às 00:38

    • Menina Misteriosa

      Fernando,
      Boa reflexão!
      Espero que encontre sua Maria! ;)
      Obrigada pela visita… volte mais vezes, tá?!
      Beijo

      11/01/2010 às 10:12

  15. Uia! Então eu já achei o meu Zé, depois de passar por muitos Manés. Que inspiradas vocês, Menina e U&E!!

    Agora as características que um Zé precisa ter, na minha opinião:

    – Ele repara na gente, sabe quando mudamos alguma coisa no visual.
    – Ele sabe das coisas que gostamos e volta e meia nos faz uma surpresa.
    – Ele não fica se derretendo, nem deitando em cima de poças para passarmos. Mas sabe ser direto e se declarar na hora certa, na medida certa e mostra o amor não só com palavras, mas atitudes.
    – Ele nos mima, mas também estimula nossa independência.
    – Ele sabe engatar qualquer assunto, gosta de se informar, e também sabe calar na hora certa.
    – Ele se dá bem com sua família, seus amigos, e aqueles com quem não vai com a cara (ninguém é perfeito) sabe ser ao menos sutil.
    – Ele é divertido e te faz dar risada.

    Acho que já tá bom né? =D

    Suuuuper beijos, Menina! Eu também estou com saudades, vi seu email, deixei marcado com estrelinha pra responder, mas a correria tá grande que eu esqueci, me desculpa? Eu só esqueci de responder, não esqueci de você não! rs

    Te adoro, mocinha!!

    E.. tomara que você encontre logo o seu Zé!!! =D

    13/01/2010 às 13:09

    • Menina Misteriosa

      Sweet,
      E a história com seu Zé fica, a cada dia, mais linda! ;)
      Adorei as dicas, obrigada! Vou usar no manual, pode?!

      Oh, lindona, nem precisa pedir desculpas… sei como é isso, fique tranquila!
      Só de saber que não se esqueceu de mim já fiquei assim, ó, toda feliz!!!! :)

      Também te adoro!
      Deus te ouça… hehehehe… e, quem sabe, talvez eu até já o tenha encontrado! Rá!
      Um beijo

      14/01/2010 às 10:57

    • Ooooohhhhhhhh!!!

      Vou querer saber hein!!! hehehe!

      Ah o meu Zé é coisa linda de Deus!… rs

      Ah, claro que pode usar no manual ;o). Quero que cada vez mais as mulheres tenham acesso aos Zés, e também que os Manés possam se tornar Zés um dia… todo mundo merece uma chance né?

      Beijinhos, gatosa!.

      14/01/2010 às 13:23

    • Menina Misteriosa

      Sweet,
      Depois te conto… em PVT, melhor assim! ;)
      Você é um doce… obrigada!
      Beijos

      14/01/2010 às 14:35

Deixe um comentário

